Advogado trabalhista e sua atuação

O advogado trabalhista é o profissional formado em Direito, devidamente registrado na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), que atua com Direito do Trabalho.

Para atuar nessa profissão, é necessário obter graduação em uma faculdade de Direito, após 05 anos de estudos, bem como ser aprovado no Exame da OAB. Posteriormente, é possível fazer uma especialização em direito do trabalho.

Serviços prestados pelo advogado trabalhista

De fato, com o aumento da tecnologia e das formas de prestação de serviços, esses profissionais possuem uma gama cada vez maior de atuação.

Em resumo, nossos profissionais atuam nos seguintes serviços, de forma online ou presencial:

– Consulta trabalhista;
– Elaboração de cálculo trabalhista (cálculo de rescisão);
– Ação judicial em favor do empregado (reclamante);
– Ação judicial em favor favor do empregador (empresa);
– Consultoria / assessoria jurídica para empresas;
– Realização de audiência (advogado audiencista);

Vejamos cada uma delas:

Consulta e cálculo trabalhista

Consulta é o nome dado ao atendimento efetuado por esses profissionais, onde são esclarecidas todas as dúvidas do cliente, seja ele empregado ou empresa.

Geralmente, é numa consulta que o advogado faz o cálculo trabalhista da situação do empregado, ou seja, faz o cálculo das verbas rescisórias, bem como identifica eventuais direitos violados.

Alguns profissionais realizam consulta trabalhista grátis. Entretanto, outros costumam cobrá-las.

Atualmente, é possível realizar consulta com advogado trabalhista online através da internet.

Nosso escritório atua há anos nessa área e está disponível para consulta online ou presencial! Fale agora mesmo com um de nossos profissionais.

Atuação judicial do advogado trabalhista

A ação judicial, popularmente chamada de “causa”, que envolve direito do trabalho, é prevista na legislação com o nome de “reclamação”. Desse modo, é através de uma reclamação que o empregado cobra judicialmente seus direitos de uma empresa.

Assim, o profissional pode atuar numa ação em favor do empregado, ou do empregador (empresa).

Geralmente, quando atua numa ação em favor do empregado, os profissionais não cobram nada no início do processo, pois optam por receber uma porcentagem sobre o valor ganho ao final da causa. Porém, a forma de cobrança pode variar de acordo com o profissional contratado.

Por sua vez, quando o profissional atua em favor do empregador (empresa ou pessoa física), costuma cobrar seus honorários para elaboração da defesa, também chamada de contestação, bem como acompanhamento de todo o processo.

Todavia, também existem profissionais que atuam somente nas audiências dessas causas. Por este motivo, esses são chamados de audiencistas e geralmente são contratados por outros profissionais do ramo.

Consultoria / Assessoria jurídica

Além das formas de atuação anteriores, o profissional do direito do trabalho também pode atuar extrajudicialmente, prestando serviços de consultoria (due diligence) para empresas e pessoas físicas.

Nesta situação, o advogado costuma fazer um levantamento da forma de atuação das relações de trabalho existentes numa determinada atividade, com a finalidade de enquadrar a situação dos empregados na legislação, apurando e diminuindo o risco de um determinado negócio.

Caso deseje contratar um profissional habilitado, nós podemos ajudar. Realizamos atendimento mediante disponibilização de advogado online ou presencial, na cidade de São Paulo, onde é possível nos fazer uma visita e realizar a consulta com um advogado trabalhista no Butantã. Entre em contato.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *