Um novo golpe está sendo aplicado no instagram, com a finalidade de roubar o perfil de usuários da rede social.
Como funciona o novo golpe do instagram?
A princípio, trata-se de uma prática chamada de phishing, ou seja, uma forma de enganar pessoas para ter acesso a informações confidenciais como senhas, login etc.
Em suma, nesse novo golpe do instagram, os criminosos enviam uma mensagem aos usuários com um falso “aviso de violação de direitos autorais” em nome de alguma empresa renomada.
Juntamente com o aviso, também enviam um link para que o usuário responda a notificação em 24 (vinte e quatro) horas, sob pena de ter sua conta bloqueada.
Nesse meio tempo, assustado com a notificação e com medo de ter sua conta bloqueada, o usuário acaba clicando no link malicioso e é redirecionado a uma página falsa, onde é necessário inserir os dados de acesso à conta para elaboração da suposta resposta.
Pronto! O estrago está feito e os criminosos já possuem o controle de acesso à conta do usuário, podendo causar inúmeros prejuízos!
Como evitar o novo golpe do instagram?
Em resumo, para se evitar o novo golpe, deve-se seguir as recomendações para todo tipo de golpe digital, ou seja:
- Sempre desconfiar de mensagens recebidas por desconhecidos
- Verificar a ortografia da mensagem (geralmente, mensagens criminosas são mal escritas e com falhas na pontuação)
- Desconfiar de solicitações que precisam tomadas urgentemente
- Verificar se o link recebido pertence ao domínio da aplicação (ex: https://www.instagram.com/ )
- Habilite a autenticação de dois fatores no menu de segurança do aplicativo
O que fazer caso ocorra o roubo do perfil?
Primeiramente, recomendamos que o titular da conta informe seus amigos e familiares que seu instagram foi violado. Esse aviso pode ser feito por telefone e postado em outras redes sociais.
Simultaneamente, recomendamos que o titular entre em contato com a central de ajuda do aplicativo, informando que sofreu um golpe no instagram, através desse link.
Registre tudo! Salve prints das telas e de todos os contatos, a fim de adquirir documentação que comprove seu esforço em resolver a situação rapidamente. Ainda, faça um Boletim de Ocorrência.
Por fim, caso não seja solucionada a questão amigavelmente, é possível ingressar com uma ação judicial objetivando a recuperação da conta e a reparação dos prejuízos sofridos.
Confira também: Golpe do Whatsapp